06/01/13

Teoria e Roda das Cores na Hora de Corrigir o Rosto



A teoria das cores, através do círculo cromático, ensina como combinar ou neutralizar uma cor com outra cor.
A cor do corrector é uma das escolhas mais importantes quando chega a hora da correcção do rosto: borbulhas, olheiras, cicatrizes etc. Muita gente acha que o mais claro é o que cobre mais, ou o mais grosso, ou até o mais caro :) . A cor certa de corrector será aquela cor que seja do mesmo tom da pele. Ou seja, nem mais claro, nem mais escuro. O que diferencia é que o subtom do corrector, na maioria das vezes, não é o mesmo que a cor da pele. Vamos simplificar?

Na teoria das cores, as cores opostas ou complementares neutralizam-se caso sejam sobrepostas. Ou seja, se olharmos para o círculo cromático e escolhermos uma cor, a cor que está oposta a ela é a cor que a neutraliza. Por isso existem correctores coloridos, para neutralizar cores intensas na pele como tatuagens, rosáceas, hematomas etc. Um exemplo conhecido é o do corrector verde que neutraliza os tons vermelhos do rosto, muito usado no caso da rosácea. Para olheiras e borbulhas, um corrector do tom da pele vai dar conta do recado. O que devemos observar é que, em geral, os produtos têm subtons mais rosados, alaranjados ou amarelados. O subtom é o ingrediente que vai neutralizar também o subtom da pele, no caso, as olheiras. 
 Por que não usar a mesma cor da base? Essa é uma pergunta freqüente. As olheiras não são da mesma cor do resto da pele, e por isso merecem uma cor diferente que irá corrigir essa diferença de tons. Imaginemos que a olheira é mais violeta avermelhada, o ideal será um corrector mais amarelado (ou seja, que tem mais verde na composição). Para uma olheira mais violeta-azulada, podes neutralizar com um corrector mais salmão alaranjado. Como é uma cor mais fria é necessário ou mais quente (um salmão alaranjado) para a neutralizar.

oriflame

oriflame

Oriflame Beauty Blogger Elisabete Silva

1 comentário:

  1. woow! Aprendi imenso com este post agora! nunca me tinha apercebido porque alguns correctores eram verdes!

    ResponderEliminar