20/09/13

Alguém tímido por aqui?

Pois é... eu sou tímida, infinitamente tímida. Tão tímida, tão tímida, que a própria dita característica, que me fez sofrer tantas vezes no passado, acabou por me "dar" o sucesso.
Assim à primeira pode não ser óbvio perceber como é que a timidez pode ser uma vantagem na nossa vida profissional, sobretudo para quem o é. O tímido sente-se inseguro, menos eficaz. 
Hoje percebo como a timidez pode ser vantajosa pois consigo olhar para trás, para o caminho que percorri. É preciso dar tempo ao tempo.

A timidez poderá somar conquistas à tua vontade de ser bem sucedido. No meu caso senti que me ajudou a ter sucesso nas vendas mas também na criação do meu grupo, no caminho à liderança dentro da empresa Oriflame.

Vejamos as vantagens que eu descobri:

- O tímido é modesto. Pode até ser um falso modesto. Mas comporta-se com modéstia. A modéstia é ouro enquanto vais alcançando o teu sucesso. 
- O tímido pensa antes de agir. Pensa uma, duas vezes, as vezes necessárias antes de agir. Normalmente é menos conflituoso.
- Normalmente é acessível. As pessoas perante um tímido (caso não seja excessivamente tímido) sentem-se calmas e bem recebidas, ouvidas.
- Acalma os outros. Se és tímido com certeza já tiveste algumas pessoas a elogiarem a tua serenidade. Poderá ser uma boa ajuda para gerir conflitos ou neutralizar atitudes menos positivas numa equipa.
- Confiáveis.  Os tímidos tem poucos amigos mas preservam os que tem de forma sustentável. A confiança ajuda no caminho da liderança.
- Constrói amizades intensas. É leal.
- Tem bons resultados com trabalhos sociais. Por exemplo a interagir com pessoas solitárias ou com necessidades especiais. Normalmente são pessoas sensíveis às dificuldades dos outros.
- Detentores de grande força interior. Um tímido que se transforme em não tímido poderá ter o mundo nas suas mãos. A timidez é uma barreira diária e se for superada torna a pessoa com uma força interior superior ao que é normal.
E por último dão mais valor às pequenas coisas que conquista, às recompensas, aos bons momentos. As recompensas são o motor que a Oriflame tem e que move as pessoas rumo ao sucesso.

Aposta na tua vida, supera-te e decide hoje mesmo: A minha timidez é uma fortaleza, irei utiliza-la para intensificar os meus resultados.
Beijinhos a todos os meus amigos. Também aos extrovertidos! Gosto imenso de todos vocês :)



3 comentários:

  1. Acho que passei a ver a timidez com outros olhos. Eu tenho o mesmo "problema", a timidez é algo que muitas vezes me impede de fazer muitas coisas, dou por mim a pensar para dentro montes de vezes e muitas vezes acabo por não conseguir exteriorizar as coisas. Parece aquela vozinha na nossa cabeça que diz "Faz isto! Faz aquilo!" mas a atitude fica mesmo só na cabeça porque parece que não consegue atravessar a barreira. Por vezes é um conflito interior tão grande que me deixa mesmo triste.
    Mas bem vistas as coisas mostraste aqui neste post... pode não ser assim tão mau. É a outra face da moeda =)
    Gostei muito, beijinho =)

    ResponderEliminar
  2. Perdi imensas coisas no meu passado mas no dia em que decidi fazer a viragem ganhei muitas mais. A timidez pode ser a tua fortaleza. Poderás ser imensamente feliz com ela. O mundo da beleza ajudou-me a fazer essa viragem. A tantos níveis que é difícil escrever tudo num post. Obrigada pelo teu comentário. Vais conseguir com o tempo usar a tua timidez em teu proveito! Beijo grande :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Elisabete. Está um texto fantástico. Nunca fui muito tímida mas dou o valor devido e concordo com tudo que foi dito de quem o é. Gostei de ler. Beijinhos.

    ResponderEliminar