31/01/12

A Saúde É Beleza #27

Comfort Food é o termo usado em inglês para designar aquelas comidas (doces ou não) que nos dão conforto emocional. Em português poderá chamar-se "Alimentação Emocional" e é, provavelmente, o maior inimigo das dietas e tentativas de perder peso ou manter um peso saudável.

O despertador não tocou, perderam o autocarro e chegam atrasados ao emprego ou à escola. O chefe ou o colega estão de mau humor e só vos irritam, para piorar o computador bloqueou e acabam de saber que o jantar com aquela pessoa especial foi cancelado. É nesse preciso momento que pensam "que se dane" e vão ao bar ou à máquina de fast food e comem 2 chocolates. Ou então chegam a casa e enfiam-se no sofá a atacar um pote de gelado, um pacote de bolachas, ou então vão para a cozinha e fazem um bolo de chocolate ou umas batatas fritas com queijo gratinado e atacam até só sobrarem migalhas. Parece-vos familiar?


É muito fácil usar a comida como conforto emocional, mas a verdade é que não faz muito sentido utilizar alimentos como substituto de carinho, de colo materno ou como fonte de consolo - sabe maravilhosamente, naquele preciso momento, mas meia hora depois já passou e o que sobra é uma sensação de vazio na alma, apesar de a barriga estar demasiado cheia! Tão cheia que surge o sentimento de culpa, e o resultado é sentirem-se ainda pior do que antes de começar o ataque à comida. Não resulta!

Há muitas formas de lidar com a frustração e comer é apenas a mais fácil, mas muito pouco eficaz, como já vimos. O que fazer, então?

  • Se têm de comer, escolham um alimento aceitável. Não é uma boa opção, porque comer não alivia dores da alma, mas pelo menos evita o sentimento de culpa. Comam maçãs, morangos, amendoins, pipocas sem açúcar nem sal, por exemplo.
  • Se o problema é solidão, saiam de casa: vão ao cinema, a casa de um amigo, à biblioteca, ao centro comercial (mas não comam! lanchem antes de sair de casa)
  • Telefonem a um amigo e desabafem, ou digam mesmo "preciso de me distrair, conta-me novidades" - é para isso que os amigos servem! ;)
  • Façam exercício físico! Uma caminhada a pé, um passeio de bicicleta, ou mesmo uma ida ao ginásio, onde encontram pessoas também. Fazer exercício liberta endorfinas e promove sensação de bem-estar, além de que vai cansar-vos e fazer com que pensem tanto naquilo que vos aborrece
  • Se nada disto funcionar (mas têm de experimentar primeiro, antes de dizer que não resulta!), assumam que precisam de uma ajuda extra e procurem apoio emocional especializado.

Ao descobrir pequenos truques que funcionam convosco em momentos de stress, vão precisar cada vez menos das calorias extra e qualquer dieta - seja para perder peso ou apenas para manter uma alimentação saudável - terá muito melhores resultados.


Gostarias de Encomendar Oriflame Online e com Desconto Imediato?
Gostarias de Ganhar um Rendimento Extra?
Podes Vender ou Angariar Clientes. Contacta-me Já!

Mensagem By Oriflame Beauty Blogger Paula Romão

Pedido de Informações
E-mail :

O teu interesse na Oriflame:
Cliente Vip Oriflame
Distribuidor Independente
Chefe Grupo
Telemóvel :



oriflame

1 comentário:

  1. excelentes dicas que deveriam estar presentes no nosso dia-a-dia.
    Gostei muito do blog e já estou a seguir. Gostava de vos convidar a visitar o meu cantinho
    http://likeenjoythelife.blogspot.com/

    Obrigada

    ResponderEliminar