14/11/11

A Saúde é Beleza #17

O Mel faz parte da alimentação humana desde a Pré-História.

É um autêntico adoçante natural, é produzido pelas abelhas melíferas a partir do néctar das flores e de algumas secreções de determinadas plantas que são processados pelas enzimas digestivas das abelhas. Posteriormente, é armazenado em favos nas colmeias destes insectos para lhes servir de alimento.


O Mel é um alimento açucarado, de consistência líquida, viscosa ou mesmo endurecida e o Mel puro pode cristalizar naturalmente sem que a sua qualidade fique comprometida. A sua cor e consistência variam em função das flores de onde é extraído o néctar, não sendo por isso indicador de qualidade.

Para além das suas propriedades adoçantes, o Mel é reconhecido pelas suas propriedades terapêuticas: apresenta características digestivas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, analgésicas e antissépticas. A nível tópico, podemos utilizar o Mel como cicatrizante em feridas e queimaduras leves, prevenindo que infectem; pelas suas propriedades adstringentes e suavizantes, o Mel é muito utilizado pela indústria cosmética, na produção de cremes, tónicos, máscaras, etc.

Utilizado diariamente, o Mel pode melhorar a nossa qualidade de vida, pois tem propriedades revigorantes (atenuando o cansaço e acalmando ansiedade), digestivas, propriedades laxativas ligeiras (ajuda a regular o trânsito intestinal), melhora e ajuda a tratar doenças respiratórias e ajuda a prevenir o aparecimento de gripes e constipações.


O Mel - Muito Mais do que um Doce
Utilizado essencialmente para adoçar alimentos como leite ou chá, o mel é também usado como ingrediente principal em alguns doces, como por exemplo o Bolo de Mel, típico da Ilha da Madeira. Em alimentos salgados, serve para preparar alguns molhos, como por exemplo o molho agridoce.

Valor nutricional
No geral, o Mel é composto por aproximadamente 75% de açúcares simples (glicose e frutose), 20% de água e 5% aminoácidos, alguns minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio), vitaminas (C, D, E e complexo B) e antioxidantes (compostos fenólicos e flavonóides). Devido ao seu alto teor de açúcares de absorção rápida, o Mel é um alimento energético de elevado índice glicémico e valor calórico (cerca de 340 Kcal por 100 g de Mel). É, assim, um aliado importante na alimentação dos atletas; na alimentação normal de cada pessoa, deverá ser consumido diariamente, incluído num regime alimentar variado, de form a tirar vantagem de todas as propriedades benéficas deste alimento.

A Não Esquecer!!
O Mel é um alimento fundamental, e deve ser ingerido regularmente. Adoce a sua bebida preferida com uma colher de café de mel, ou use para pincelar nas suas torradas, por exemplo. Lembre-se que, em quantidades moderadas, nenhum alimento faz mal ou engorda!


Gostarias de Encomendar Oriflame Online e com Desconto Imediato?
Gostarias de Ganhar um Rendimento Extra?
Podes Vender ou Angariar Clientes.

Mensagem By Oriflame Beauty Blogger Paula Romão

Pedido de Informações
E-mail :

O teu interesse na Oriflame:
Cliente Vip Oriflame
Distribuidor Independente
Chefe Grupo
Telemóvel :




Adaptado de um texto de Ana Carolina Soares, na revista Continente Magazine, Outubro 2011

1 comentário: