02/09/11

Queda de Cabelo - Quais as Causas e o Que Fazer?



É um problema que afecta mais os homens mas também existem algumas mulheres com este problema.

Existem factores hereditarios ou até mesmo homonais causadores da quantidade de cabelos que se perde e com que frequência.

"A alopecia e a calvície são os termos médicos para o que vulgarmente chamamos de "queda de cabelo", uma das principais causas das consultas de dermatologia. O cabelo é um tecido constituído principalmente por uma proteína fibrosa chamada queratina e, para que seja saudável, requer um fornecimento abundante de nutrientes. Estima-se que uma pessoa saudável possua entre 100 mil e 150 mil cabelos e é normal que, por dia, perca entre 50 a 100, acentuando-se mais a queda na Primavera e no Outono. Normalmente os cabelos que caem voltam a crescer. Os problemas surgem quando este processo de renovação não se verifica e, para além de cair, o cabelo se torna seco e quebradiço.

Esta situação afecta 43% dos homens e apenas 8% das mulheres. De entre as causas mais comuns está provado que a queda de cabelo tem um determinado grau de hereditariedade. O efeito das hormonas também está relacionado com a calvície, pois elevados níveis de testosterona (hormona masculina) acentuam a queda de cabelo, razão pela qual os homens parecem ser mais afectados. Aliás, durante a gravidez, o cabelo das mulheres tende a ficar mais forte devido à presença de hormonas femininas e, após o parto a situação reverte-se, o mesmo acontecendo na menopausa. Outras situações externas como o stresse ou o uso de medicamentos (por exemplo, quimioterapia) podem levar a situações de queda de cabelo. A falta de nutrientes provocada por uma má alimentação ou por dietas muito drásticas também é responsável por situações de alopecia.

Quando a calvície é provocada por factores hereditários e hormonais, o que acontece à grande maioria dos homens, pouco há a fazer para reverter essa situação. Certos tratamentos medicamentosos orais e tópicos apresentam alguns resultados. Suplementos à base de saw palmetto também têm dado resultados promissores devido ao facto desta planta ajudar a atenuar os efeitos das hormonas masculinas.

Quando a queda de cabelo é provocada por outros factores, o mais importante, é sem dúvida, tentar identificá-los. Mas, muitas vezes e, principalmente no caso das mulheres, as quedas são cíclicas e de causa desconhecida.

A alimentação parece ter influência significativa na resolução de casos de alopecia. Muitas pessoas a quem cai o cabelo com muita frequência estão sujeitas a um grande stresse e apresentam uma deficiência de nutrientes, principalmente vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.

São muitos os suplementos que podem ajudar a fortalecer e promover o crescimento do cabelo. No que se refere às vitaminas, destaco as do complexo B, a vitamina C e a E. No caso dos minerais, o zinco, o ferro, o cálcio, o selénio e o silício são muito importantes. O MSM (metilsulfonilmetano), um composto natural à base de enxofre, tem apresentado bons resultados na melhoria do estado do cabelo. A gelatina e a levedura de cerveja (devido à sua riqueza em vitaminas do complexo B) são nutrientes muito utilizados para manter o cabelo saudável. Aliás, existem no mercado diversos complexos multivitamínicos e minerais indicados especialmente para o cabelo.

Há também muitos tratamentos tópicos que, em conjunto com os nutrientes adequados, poderão ajudar. Peça o conselho do seu médico no sentido de fazer a escolha mais acertada.

Por fim, resta-me apenas lembrar que deve tratar bem o seu cabelo. Para tal, use cosméticos suaves e adequados ao seu tipo. Evite usá-lo apanhado e não o seque demasiadas vezes com o secador. Evite também os banhos em piscinas com muito cloro e os químicos usados nos cabeleireiros para fazer permanentes e colorações."


Para quem sofre deste problema espero que consiga encontrar o melhor modo de controlar e tratar.



Gostarias de Encomendar Oriflame Online?
Contacta-me já
Mensagem By Beauty Blogger
Vânia Martins

oriflame


Ao preencher este formulário terá acesso imediato a uma password para começar já a encomendar online!

Sem comentários:

Enviar um comentário