16/07/11

O drama dos pés secos!


Hoje trago-vos algumas sugestões para evitar a tragédia dos pés secos e cansados, para que possam usar aquelas sandálias lindas sem vergonhas.



CUIDADOS BÁSICOS COM OS PÉS:


Utilizar sapatos fechados e que não apertem - Caso os pés sejam muito ressecados, evitar sapatos abertos. Os sapatos abertos deixam os pés muito expostos aos factores naturais (sol, vento, chuva...) que podem acentuar o ressecamento. Quem tem pés muito ressecados ou com tendência a ressecar, deve evita-los. Os sapatos muito apertados, assim como aqueles de pontas muito afinadas, podem facilitar o aparecimento de calosidades.


Lixar os pés -  Há quem diga que lixar os pés com frequência evita o endurecimento da pele e a formação de calosidades, assim como deixa a pele mais fina, facilitando a absorção de hidratantes.
Porém, há os que defendam que os pés não devem ser lixados para evitar a hiperqueratose (aumento da pele seca e dura que se forma principalmente nos calcanhares). Caso compartilhe desta opinião, existem no mercado diversos produtos esfoliantes que servem para diminuir a formação da pele seca, ou eliminá-la, sem a necessidade de lixar os pés.



Lavar e secar bem os pés - Lavar os pés de forma adequada, utilizando uma esponja. Ao secar os pés, não esquecer de fazê-lo inclusive entre os dedos, para evitar o surgimento de fungos.


Pedicure - Visite uma pedicure regularmente. Não por uma questão de vaidade apenas, mas também de saúde.


Alimentação saudável - Não basta empapar os pés de cremes, temos que ter também certos cuidados com a alimentação, assim como com a hidratação (beba água!). Evite o excesso de sal na alimentação.


DICAS PARA ESFOLIAR, HIDRATAR E RELAXAR OS PÉS: 



Para aumentar a absorção dos cremes - Enrole os pés com uma toalha quente e deixe agir por 15 minutos. Só depois passe o creme.


Hidratante esfoliante natural caseiro - Rale uma maçã e aplique nos calcanhares para hidratar e deixar a pele mais fina. A maçã tem propriedades anti-alérgicas e hidratantes.


Calmante natural para os pés de quem usa saltos-altos -  Rale uma cebola. Pegue a pasta que resulta e coloque num pedaço de tecido, cobrindo o calcanhar todo. Esta operação deve ser repetida algumas vezes durante a semana.

Para evitar ou amenizar calosidades - Utilize casca de banana sobre as calosidades. A casca ajuda a diminuir calosidades. As folhas verdes da bananeira também podem ser usadas para confeccionar palmilhas relaxantes para pés cansados.

Auxiliar natural na hidratação - Pegue em folhas de repolho fresco e cubra os calcanhares à noite e de manhã, passando antes um creme hidratante. Isto ajuda a hidratar e previne rachaduras nos calcanhares.



BANHOS RELAXANTES PARA OS PÉS:

  • Coloque os pés num alguidar (por exemplo) com água quente durante 5 minutos, passe os pés para outro com água fria, mantendo-os por 30 segundos. Repita esta operação por 3 vezes.

  • Coloque os pés de molho numa mistura de ervas aromáticas. Em seguida, faça uma esfoliação. Untá-los e massageá-los com óleos e depois umas calçar meias de algodão macias, e colocá-los para cima.

  • Coloque os pés de molho em água quente com vinagre. Para cada litro de água coloque meio copo de vinagre. Em seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um hidratante. Faça este banho uma ou duas vezes por semana. O vinagre relaxa os músculos e diminui a sensação de pés cansados.



 E vocês? Que cuidados costumam ter com os vossos pés?

Gostarias de Encomendar Oriflame Online?  
Mensagem By Beauty Blogger Joana Rodrigues

Contacta-me já!
oriflame

Sem comentários:

Enviar um comentário