04/05/11

Qual o Teu Tipo de Pele?

Falamos em pele, em cremes hidratantes para a pele, e tomamos como certo que toda a gente conhece o seu tipo de pele em particular, mas nem sempre é assim! É frequente encontrar pessoas que não sabem qual o seu tipo de pele.




A Pele é o principal órgão do corpo humano. É uma barreira eficaz contra agressões externas e cumpre 5 funções principais:
  • Protecção
  • Manutenção da Temperatura
  • Isolamento
  • Percepção
  • Absorção

- Por que é tão importante conhecer o nosso tipo de pele?
Para ter uma pele bonita e saudável, temos de cuidar dela. Começa na alimentação e termina nos cuidados de higiene e hidratação, com os nossos queridos cosméticos ;) Cada tipo de pele tem as suas necessidades específicas, e só sabendo quais são as nossas podemos escolher os produtos indicados para satisfazer essas necessidades.






As características da pele alteram-se com a idade e com o estado do tempo. Aos 40 anos não temos as mesmas características que tínhamos aos 20, e com a nossa pele passa-se exactamente o mesmo. Tal como no inverno temos necessidades (nomeadamente de roupa e agasalhos) que não temos no verão - o mesmo se passa com a nossa pele e nem toda a gente tem atenção a isto.










Tipos de Pele
  • Normal
  • Oleosa
  • Mista
  • Seca
  • Sensível
Relativamente à Pele Normal, não há muito a dizer. A sua pele é normal se não se enquadrar em nenhuma das outras categorias. É a pele mais fácil de cuidar, mas nem por isso deverá negligenciá-la!

A Pele Oleosa caracteriza-se pelo excesso de produção de sebo - gordura natural da pele. Tem um aspecto cansado, os poros são de grandes dimensões e muito visíveis, tem muito brilho, é propensa a problemas de acne e pontos negros, mostra-se suja com facilidade e a maquilhagem não adere tão bem como gostaríamos. Mas nem tudo é negativo, pois a pele oleosa tem menos probabilidade de ficar desidratada e as rugas tendem a aparecer mais tarde. É necessário reduzir a produção de sebo e hidratar.

A Pele Mista combina zonas oleosas com outras zonas muito secas.  A sua pele será mista se a zona T (testa e nariz) for oleosa e com poros dilatados mas as maçãs do rosto forem secas, podendo apresentar alguma descamação ou até dar a sensação de repuxar. É necessário controlar a oleosidade da zona T sem, no entanto agredir as maçãs do rosto que deverão ser convenientemente hidratadas e nutridas.

A Pele Seca não produz sebo em quantidade suficiente. A pele é aveludada, com poros de pequenas dimensões e a maquilhagem adere na perfeição! Porém, falta-lhe brilho, depois de limpar parece que a pele começa a repuxar, desidrata com mais facilidade que outros tipos de pele, e é propensa a vermelhidão. Além disto, as rugas tendem a surgir mais cedo. É necessário hidratar e nutrir intensamente.

A Pele Sensível poderá ser ocasional, permanente ou patológica. Apresenta vermelhidão e mostra-se quente, irritada, podendo até dar algum prurido. É necessário perceber a causa da sensibilidade e tentar diminuir os efeitos, utilizando produtos específicos que reduzam a irritação cutânea, em casos mais graves poderá ser necessário consultar um especialista e seguir um tratamento adicional para além do cosméticos apropriados.




Na próxima quarta-feira falarei da rotina de cuidados diários adequada especificamente a cada tipo de pele.

Até lá, se tiverem dúvidas ou ideias para partilhar connosco, basta deixar um comentário.
Gostamos sempre de saber o que as nossas queridas leitoras pensam =)


Mensagem By Beauty Blogger Paula Romão

Sem comentários:

Enviar um comentário