11/05/11

Cuidados Adequados a cada Tipo de Pele

Na semana passada falei-vos dos diferentes Tipos de Pele e principais características. Hoje, como prometido, venho falar dos cuidados específicos a ter com cada tipo de pele, para garantir que todas as necessidades particulares estão asseguradas.




Comum a todos os tipos de pele: é necessário uma rotina diária de cuidados básicos de higiene e hidratação. De manhã e antes de deitar é fundamental limpar, tonificar e hidratar/nutrir. E não, não há nenhuma desculpa para saltar qualquer um destes passos!!




Na Pele Oleosa é necessário reduzir a produção de sebo e hidratar. Para limpar, escolha produtos específicos - claro - que poderão ser em forma de gel e deverão ser removidos com água. Para tonificar, use um produto que contenha ingredientes activos específicos para fechar os poros e reduzir a produção de sebo.  Hidrate com loção, gel ou creme desde que seja matificante (para reduzir brilhos) e ajude a reduzir a oleosidade. Uma a duas vezes por semana deverá usar um esfoliante que ajude a retirar os pontos negros. Aplique uma máscara purificante uma vez por semana, o seu rosto agradece ;)


A Pele Mista necessita de reduzir a oleosidade na zona T mas também de garantir uma hidratação extra às maçãs do rosto. Para limpar e tonificar, as indicações são as mesmas dadas para a pele oleosa, mas para hidratar escolha um gel ou creme suave que não aumente o nível de gordura da pele. Semanalmente faça uma esfoliação e aplique máscaras hidratantes prestando especial atenção às zonas mais secas do seu rosto.


Para a Pele Seca, a ordem é hidratar e nutrir profundamente. Para limpar, prefira leites de limpeza ou espumas hidratantes suaves, nunca use sabonete comum pois isso vai secar ainda mais a sua pele! O tónico fecha os poros e refirma a pele, mas para a pele seca não deve conter álcool, e quando aplicar evite friccionar pois poderá provocar irritação cutânea, se o fizer. Escolha cremes hidratantes intensivos e use e abuse do creme nutritivo (à noite, antes de deitar). Semanalmente, faça uma esfoliação suave e uma máscara hidratante intensa porém suave para não agredir a sua pele.

Se tem Pele Sensível, deverá limpá-la com produtos suaves que não contenham sabão e usar sempre tónicos sem álcool. Para hidratar, use cremes ou loções hidratantes sem fragrância, de preferência que contenham um complexo calmante que vá, progressivamente, reduzindo a irritabilidade e aumentando progressivamente a protecção natural da pele. Se a sua sensibilidade for muito elevada, deverá ter também um produto SOS para aquelas situações em que precisa de um calmante extra.


Não há desculpas para não termos uma pele linda, saudável, cuidada e radiante! :)


Mensagem By Beauty Blogger Paula Romão
cosmeticos

Sem comentários:

Enviar um comentário