23/04/11

Homem que é homem... usa cosméticos!

Há que pôr fim à ideia que a pele dos homens se hidrata naturalmente.

Não se sabe bem como é que o mito se espalhou entre os homens, mas são muitos, mesmo muitos, os que continuam a acreditar que têm uma pele de Action Man que não precisa de mais nenhum cuidado para além de água fria pela manhã. Sem querer ser portadora de más notícias, a verdade é que é mesmo obrigatório fazer mais qualquer coisa para evitar que a pele fique enrugada prematuramente.

A boa notícia é que a indústria da cosmética está cada vez mais em cima do assunto. Não está tão massificada para os homens como para as mulheres, claro, mas já são poucas as marcas que ainda não têm uma linha masculina (disponível em Portugal). E há todo um mundo para além do creme de barbear e do típico after-shave. Por exemplo: hidratante, esfoliantes, géis de limpeza, cremes para os olhos, máscaras, séruns, cremes controladores de óleo, concentrados anti-idade, loções, reafirmantes... Não é preciso besuntar tudo na cara e no corpo, mas vale a pena conhecer os produtos.

O estereótipo do homem de ‘barba rija’ que só usa um after-shave e um perfume está definitivamente out. É preciso passar a ideia de que, mais do que uma questão estética, ter uma boa pele é uma questão de saúde. Não podemo

s esquecer que a pele é o maior órgão do corpo humano. Hoje em dia os homens preocupam-se imenso com a imagem e, consequentemente, com o bem-estar e aparência da pele. Por mais desligados que os homens sejam destas coisas, há um factor que, mais cedo ou mais tarde, os levará até à perfumaria mais próxima: tal como as mulheres, os homens tentam retardar os efeitos do envelhecimento. E depois há as diferenças naturais entre a pele masculina e feminina. A pele do homem é mais gordurosa, já que está irrigada com mais hormonas de testosterona. Também é mais grossa, o que provoca um envelhecimento mais tardio, mas mais abrupto. E é mais activa, porque consome mais oxigénio.

Assim sendo, como é que um homem deve cuidar da pele? É preciso lavar a cara de manhã, com líquido sem sabão, dermatológico e suave, para purificar a pele e a preparar para o barbear. Depois, aplicar um tratamento hidratante, que também pode conter moléculas anti-idade. Antes de dormir, limpar novamente a pele para retirar as impurezas e aplicar um tratamento de noite para regenerar a pele. Uma vez por semana, recomenda-se uma esfoliação suave. Poderá ainda usar uma protecção solar diária e um creme de olhos. Nada de mais.



Mensagem By Beauty Blogger Alexandra Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário