27/04/11

Como Lavar o seu Cabelo

Lavar o cabelo faz parte da rotina de cuidados básicos de todas as mulheres, claro. Mas sabia que a forma como lavamos o cabelo é determinante para a qualidade dos fios e que ter cuidados básicos mas correctos é mais eficaz do que utilizar produtos caros? É verdade!


Podemos lavar o cabelo todos os dias, mas o ideal é lavar duas a três vezes por semana, para que ele mantenha a sua oleosidade natural sem ficar demasiado seco. Porém, se lavar todos os dias, tenha o cuidado de usar um champô de uso diário, pois é menos agressivo.

E como se deve lavar o cabelo?
  • A água deve ser morna: nem muito quente nem muito fria
  • Deixe cair água abundante no cabelo, até ele estar completamente molhado, e só aí deverá aplicar o champô.
  • Nunca aplique o champô directamente no couro cabeludo - esfregue nas mãos com um pouco de água até começar a fazer espuma e só então ponha na cabeça.
  • Massaje com a ponta dos dedos e nunca com as unhas!
  • Aplique champô duas vezes - uma única vez não será suficiente para remover todos os resíduos de oleosidade e poeiras, a não ser que lave o cabelo todos os dias.
  • Tão importante como lavar bem, é enxaguar bem: se o champô não sair todo, será igual a estar mal lavado, pois vai ficar pesado, baço e sem vida
  • Depois de lavar, há que usar condicionador ou máscara nutritiva: retire o excesso de água dos cabelos e aplique a uma distância de 4 dedos da linha do couro cabeludo, espalhando até às pontas. Penteie e deixe actuar durante 3 a 5 minutos. Enxague muito bem, de forma a não ficar qualquer resíduo nos fios de cabelo
  • Para secar, nunca esfregue o cabelo com a toalha! Pressione lentamente para que a água seja absorvida



Tem cabelos oleosos?

Ao lavar os cabelos, evite massajar o couro cabeludo com movimentos circulares; procure esfregar o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Após lavar as raízes, é necessário lavar o comprimento e as pontas. Cuidado para não lavar de maneira grosseira, pois esfregar os cabelos uns nos outros de forma mais agressiva provoca a abertura das escamas dos fios. O correcto é massajar as pontas de cima para baixo, sem, contudo, esfregar.

Tem cabelos secos?

Ao contrário dos cabelos oleosos, massaje o couro cabeludo com movimentos circulares para estimular a produção da oleosidade natural do couro cabeludo.



E que produtos usar?


Por último, lembre-se que deve escolher o champô de acordo com o seu couro cabeludo (normal, oleoso, seco, sensível), enquanto que o condicionador e a máscara deverão estar de acordo com o estado do seu cabelo, ou seja, poderá por exemplo usar um champô para cabelos oleosos e um condicionador nutritivo, se tiver cabelo oleoso mas os fios estiverem secos ou danificados. Cada caso é um caso e cada cabelo varia ao longo dos meses e de acordo com as estações do ano, por exemplo.


Mensagem By Beauty Blogger Paula Romão

3 comentários:

  1. A mim já me disseram que pôr o amaciador deixa o cabelo ainda mais oleoso... E foi a minha cabeleireira que o disse! Enfim.

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta, obrigada pelo comentário!

    Eu também tenho cabelo oleoso, mas sem amaciador fica seco e muito volumoso, partindo com facilidade. O que a cabeleireira me aconselhou foi a usar um condicionador específico para cabelos oleosos e a nunca o aplicar a menos de um palmo da raíz. Se o amaciador/máscara forem de boa qualidade, vão desembaraçar e ajudar a controlar a oleosidade.

    ResponderEliminar
  3. A maior parte do cabelo oleoso é oleoso na raiz mas seco nas pontas. E o mercado já desenvolveu cosméticos específicos para este tipo de cabelo! O teu comentário é pertinente Marta mas é como a Paula explicou. Conheci um cabeleireiro prestigiado que me disse o seguinte: "o amaciador está para o cabelo como o creme hidratante está para o rosto. Todos os tipos de pele no rosto precisam de se proteger e hidratar." Faz sentido. Beijinhos

    ResponderEliminar