06/09/11

Diferença entre Irritação e Alergia da Pele

Irritação da pele e alergia da pele são diferentes. As reacções dermatológicas inflamatórias (reacções a substâncias que entram em contacto com a nossa pele) são conhecidas como "dermatites de contacto" e classificadas como irritativas ou alérgicas. A dermatite irritativa ou traumática é um fenómeno químico que pode afectar qualquer pessoa e que tanto pode resultar de uma exposição pontual como de uma exposição continuada. Geralmente, os ingredientes que as provocam  irritações são susceptíveis de causarem irritação à maioria das pessoas, desde que expostas a uma quantidade suficiente - e incluem, por exemplo, detergentes e solventes.

A verdadeira alergia de pele é conhecida como dermatite de contacto alérgica e é menos comum que a dermatite irritativa ou traumática. Ocorre apenas em indivíduos que desenvolveram uma sensibilidade a um ingrediente específico mediada pelo sistema imunitário: o ingrediente despoleta uma resposta imunitária que pode incluir sintomas como comichão, picadas e dermatite. Não é preciso mais que uma pequena concentração do ingrediente em causa para despoletar este tipo de reacção.

dermatite

Em termos de sintomas as dermatites irritativas começam por manifestar-se sob a forma de áreas de pele áspera, encarnada e quente - as quais podem, eventualmente, desenvolver bolhas de água, sobretudo quando a pele foi ainda mais irritada por ter sido coçada ou exposta repetidamente ao agente irritante.

Os sintomas da dermatite de contacto alérgica incluem comichão, vermelhidão, inchaço e o surgimento de borbulhas em forma de colmeia. Também podem aparecer pequenas bolhas de água, dando origem a uma superfície aos altos e baixos, extremamente irregular. Em alguns casos, a pele fica encarnada e áspera. O rosto, a boca, os olhos, as orelhas e o pescoço são os sítios mais propensos a dermatites alérgicas devido ao contacto repetido com produtos cosméticos.





1 comentário:

  1. EU ESTOU COM ALERGIA E REALMENTE A MINHA PELE ESTAR DESSE JEITO MSM.EU GOSTARIA DE SABE O Q POSSO TOMA OU PASSAR P ACABAR COM A COÇEIA E O INCHAÇO?

    ResponderEliminar